Blog

Pinterest dicas para o setor do turismo

3 Dicas sobre Pinterest para o setor do Turismo por Ivo Madaleno

  |   Novidades   |   No comment

O Pinterest é uma rede social que ajuda as pessoas a encontrar as coisas que as apaixonam e inspira a fazer essas coisas nas suas vidas… E o que é mais inspirador do que planear aquela viagem de sonho?

São já 70 milhões de utilizadores em todo o mundo, sendo que no mês de junho, 45% das novas contas criada já o foram fora dos Estados Unidos. Foi considerado o melhor site de social media em 2012 e 2103, e não é mais uma “HOT TREND”, mas sim um canal a ter em conta e com um enorme potencial, sendo já a 4ª maior fonte de tráfego para os sites a nivel mundial (fonte: shareaholic).

As viagens, comida e eventos são das categorias mais populares nesta rede social, sendo um “perfect fit” para as empresas deste setor. Vou falar em três pontos que eu considero importantes quando estiver a definir a sua estratégia para o Pinterest.

1. Integração

A palavra de ordem que eu evangelizo é: Integração! Quando se pensa num novo meio de divulgação ou comunicação para nossa empresa, ele deverá ser integrado nos restantes já existentes e alinhar os objetivos com os do negócio. E integração também do espaço virtual com o espaço físico, sendo esta um dos pontos fortes do Pinterest que leva as pessoas a fazerem nas suas vidas aquilo que encontram lá: a viagem dos sonhos, o fim de semana naquele hotel romântico, as férias em família naquele parque fabuloso…

2. Ouvir e adaptar

Caso jetsetter, Pinterest e turismo

ver link >>

Um exemplo fantástico do que se pode fazer no Pinterest é caso do site de viagens Jetsetter que conta já com 4,6 Milhões de seguidores. Fizeram um concurso onde convidaram os membros do seu site a construirem álbuns onde mostrassem os locais mais inspiradores dentro de 4 temas: Escapadinhas, Aventura, Estilo e cosmopolita. Um juri, consituido por algumas personalidades escolheu os álbuns vencedores que ganharam um prémio. Resultados desta ação? durante um mês mais de 50.000 imagens foram partilhadas, aumentando o trafego via pinterest em 100% e as páginas vistas do site em 150%.

Muito importante foi que conseguiram perceber o que motivava as pessoas e o que mais gostavam no site ajudando a construir os seus próprios albuns de acordo com essas preferências. analisaram também quais as imagens do site que funcionavam melhor e adaptaram a sua estratégia de conteúdos.

DICA: Sabia que pode verificar quais as imagens do seu site que atualmente estão no Pinterest? Basta digitar no seu browser o seguinte endereço http://pinterest.com/source/oseusite.com (substituindo oseusite.com pelo endereço do seu site), assim pode de imediato ter uma ideia do que está a cativar os seus clientes.

3. Colaboração

Um dos meios com mais potencial para exposição e crescimento orgânico da sua base de seguidores no Pinterest, são os álbuns de grupo (pode criar um álbum e convidar outras pessoas a afixar PINs consigo). O que vai acontecer? esse álbum e os seus PINs vão ganhar uma visibilidade extra, uma vez que vai aparecer nas contas dos utilizadores que convidou e criar uma “comunidade” ligada por um tema em comum. Posso dar um exemplo pessoal de um álbum que criei para divulgar os locais mais fantásticos de Portugal.

loveforportugalver link >>

É um dos meus álbuns mais populares e diariamente divulgamos os alguns dos lugares mais especiais de Portugal.

A Travel Texas, entidade oficial do turismo no Texas, tem por exemplo um álbum onde convidou vários utilizadores a partilharem o que se pode fazer na região.

texas

ver link >>

O Pinterest tem um potencial enorme e está a expandir-se um pouco por todo o mundo, as empresas que se posicionarem desde já, certamente vão ser aquelas que, no futuro, estarão na liderança, evoluindo com a plataforma e serão vistas como exemplos dos seus nichos de mercado. Vai querer ficar de fora?

 

Happy Pinning!
Ivo Madaleno

No Comments

Post A Comment