Não definir Posicionamento, é uma oportunidade perdida
É compreensível que muitas pessoas não consigam compreender o que é Posicionamento, pelo que o objectivo deste artigo é transmitir, de uma forma simples e resumida, o seu significado e a sua importância.
.
O posicionamento é a forma como queremos ser vistos pelo nosso público-alvo. Quando definimos o posicionamento estamos a escolher os traços identificadores e distintivos da empresa, isto é, de que género de produto ou serviço se trata e porque se distingue da concorrência.
.
Se a empresa optar por transmitir esta mensagem vai evitar um posicionamento espontâneo pelo mercado, evitando “etiquetas” sumárias, permitindo uma direcção no sentido que lhe é favorável, dentro de uma estratégia de Marketing Mix.
.
Consequentemente estará a comunicar mais eficazmente com parte do público-alvo, pelo que o posicionamento só pode ser decidido após o conhecimento profundo dos consumidores, da segmentação do mercado e da escolha do target que se quer atingir. Posicionar, significa renunciar a alguns clientes para nos tornarmos mais fortes e atractivos junto de outros.
.
Ao contrário do Plano de Marketing, a definição de Posicionamento tem um horizonte alargado, além disso, deve estar em sintonia com a política e estratégia de marketing da organização.
.
Infelizmente, nem sempre as empresas são bem sucedida neste processo e na verdade, aquilo que o público-alvo pensa sobre o produto ou serviço, não é aquilo que as empresas gostariam que fosse. Pelo que, aconselhamos a escolha de profissionais da área do marketing para o ajudar nessa tarefa.
A Consultur tem uma equipa competente para apoiar a sua empresa a escolher o caminho certo!
Fonte: Mercator XXI
.
No caso de lhe ter sido útil esta informação, coloque um gosto no fundo desta página.
Sorry, the comment form is closed at this time.