Para COMUNICAR é preciso PLANEAR!
No momento em que uma empresa resolve comunicar com o seu público, desenganem-se aqueles que acham que apenas têm que colocar uma bela foto no Facebook da organização para estar a fazer uma eficaz acção de promoção.
Comunicar pressupõe uma estratégia, estratégia essa que tem que ter por base estudos e uma análise interna e externa à empresa. Pelo que, todas as empresas que pretendam efectuar uma comunicação eficaz têm que, primeiro que tudo, fazer o Plano de Marketing.
O Plano de Marketing é um documento com o projecto de Acção de Marketing para um período geralmente de 1 ano e tem como objectivo responder às questões, Onde está a empresa?, Para onde vai? e Como vai lá chegar? A vantagem da elaboração deste plano, para além de se efectuar um planeamento estratégico, é a responsabilização de toda a organização perante o cumprimento dos objectivos nele apresentados.
O Plano de Marketing deve abordar as seguintes questões:
- Diagnóstico da situação: análise do mercado, da concorrência e da empresa (análise interna e externa à empresa)
- Análise PEST e Análise SWOT (análise externa e resumo das análise anteriores, respectivamente)
- Objectivos de Marketing ( metas específicas, mensuráveis, atingíveis e realistas)
- Estratégia de Marketing (o que fazer para atingir os objectivos de marketing)
- Marketing Mix (conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing)
- Orçamentos de Marketing (custos estimado das acções previstas anteriormente)
- Controlo de Resultados (forma de verificar se os objectivos de marketing estão ou não a ser atingidos)
A Consultur elabora Planos de Marketing para empresas que estão na fase da concepção, assim como para empresas que estão já no mercado e que percebem a necessidade de fazer uma comunicação adequada e eficaz.
No caso de pretender serviços de qualidade e rigor, contacte-nos para geral@consultur.pt ou para os nossos contactos telefónicos.
Sorry, the comment form is closed at this time.